segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mulheres que (en)cantam : Instrutora Xica



Saquarema é uma cidade da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. A cidade é famosa pelas ondas perfeitas que atraem surfistas do mundo todo e pela bela igreja de Nossa Senhora de Nazaré situada no alto de uma pedra. E é em Saquarema que mora a Instrutora Xica, nossa primeira personagem.


No Rio de Janeiro Instrutora Xica já é conhecida pela voz e pelo axé que imprime em cada cantiga Agora é a hora de você conhecer um pouco mais do talento dessa carioca de  32 anos sendo 19 deles dedicados a Capoeira.







(Maíra Gomes) - Como conheceu a Capoeira?


(Instrutora Xica) - Conheci a capoeira na escola quando tinha 13 anos. Fizeram uma apresentação e aquela energia que não consigo explicar me contagiou.


(Maíra Gomes) -Quando começou a cantar?

(Instrutora Xica) - Meu primeiro mestre, Mestre Chico City, incentivava todos os alunos com o canto e eu por ser muito tímida e a única aluna mulher, tinha que impor a voz pra que me ouvissem cantar. Claro que isso foi um processo de dois a três anos até eu puxar um canto sozinha.


(Maíra Gomes) - Quem é sua referência em termos de canto nas rodas de capoeira?

(Instrutora Xica) -Quando comecei minhas referências de vozes vibrantes, de me arrepiar, eram do Mestre Naval e Efraim. Estar em uma roda com eles era certeza de satisfação garantida. Hoje temos muito mais acessos a CD´s e sem dúvida Mestre Toni Vargas também é uma referência muito presente.


(Maíra Gomes) - Você compõe? Se sim, como é o seu processo de criação?

(Instrutora Xica) - Não componho. Mas quando tento até saem umas palavras bonitas, mas nada que eu vá cantar em roda, ainda sou muito insegura (risos).


(Maíra Gomes) -Qual a sua música favorita?

(Instrutora Xica) -Não tenho uma favorita. Gosto de várias.


(Maíra Gomes) -Você acha que existe resistência dos homens em relação a mulher cantar e tocar na roda?


(Instrutora Xica) - Resistência? Não sei se chamaria assim. Digo por experiência, Quando eu insisto em cantar, peço permissão ao Mestre e se o mesmo nunca me ouviu acho que rola aquele deboche, tipo "vai, canta aí!" Daí que canto com mais vontade ainda (risos).

A mulher tem que se impor. Se acha que se garante tocando, cantando ou jogando, se imponha!
Daí começa a vir o respeito dos homens e de todos. Infelizmente não tenho referências femininas no canto, mas postura de jogo e toque graças a Deus hoje eu tenho.

Chega de conversa, vamos ouvir a Instrutora!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar