quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Novo livro do Mestre Toni Vargas





O lançamento do novo livro está previsto para o próximo ano e traz poesias que traduzem bem o universo da Capoeira. Enquanto ainda não há data para a chegada do livro a gente fica com um trecho do livro, liberado recentemente pela esposa do Mestre nas redes sociais.





"Faz tempo

Êta sisteminha filho-da-puta...
Faz tempo que eu tô na luta...
Toda hora, todo dia!
Faz tempo que eu não queria...
E continuo não querendo...
Vou lutando, vou vivendo...
Construindo meu espaço.
E quase tudo que eu faço,
Tem luta, suor e dor...
Melhor a dor que o tédio...
Melhor a dor que o nada...
A dor é faca afiada...
Que desperta o meu instinto.
Mas pelo menos eu sinto...
Grito, choro, negocio...
Eu mudo o rumo, desvio...
Às vezes morro de medo...
Durmo tarde, acordo cedo...
Prá tomar conta da vida....
Perco alguns versos na ida;
colho poemas na volta.
Às vezes celebridade...
Às vezes ninguém me nota...
Mas dificilmente eu falto.
Não posso dar esse mole!
Senão o sistema engole...
Meus sonhos, minha esperança...
Senão minha alma cansa...
E alma cansada é problema...
Diminui fica pequena.
Perde a luz e a alegria!
O sistema se sacia.
Banaliza a minha dor...
Me coloca a seu dispor...
Faz de mim coisa nenhuma!
Meu verso é que me arruma...
E corta que nem navalha...
Na mão de um bom capoeira.
Não tô aqui de bobeira...
Não vim aqui por acaso...
“meu caminho eu mesmo faço”!
Com coragem e rebeldia...


Toni vargas

"...É interessante perceber que eu encerro o poema falando de coragem e rebeldia ,entretanto gostaria de chamar atenção para o fato de que estou falando de uma forma capoeiristica.
É que a capoeira me ensinou a relativizar as coisas
“é se respeitar o medo e dosar bem a coragem’.bem nesse caso o medo, ou poder ter medo, é um jeito inteligente de ser corajoso.e quanto a rebeldia, ela não deve ser á toa , uma rebeldia adolescente, só prá ser do contra, falo aqui de uma rebeldia a serviço da transformação, anunciadora da desconstrução, uma rebeldia lúdica e dialógica, estruturada e com objetivos claros, ou senão tão claros pelos menos verdadeiros, porque frutos da sua vivência, do seu “saber” e do seu não saber, da sua busca.... "

Toni Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar