quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mestre Alexandre Batata e a sua "Floresta Encantada da Capoeira"

Há alguns anos escuto o Mestre Alexandre Batata contar sobre seu livro. Parece um pai orgulhoso falando dos feitos do filho. Mas é mesmo para ficar orgulhoso, apesar de não ter tido o livro em mãos ainda (ele ainda não foi lançado), tenho certeza de que se trata de um conteúdo mágico, como o próprio nome sugere.
Entre as curiosidades que cercam o livro, está a quantidade de vezes que ele precisou ser reescrito, pois o Mestre teve problemas com o armazenamento do arquivo. Superada a questão tecnológica, fica a expectativa para o lançamento.

Mas o que poderia ser apenas um livro do gênero fantasia como "Percy Jackson", 'Senhor dos anéis",  ou "Harry Potter", vai muito além disso. Com um conteúdo lúdico, apresenta o universo da Capoeira ao público infantil.
O livro "A Floresta Encantada da Capoeira" é baseado na metodologia de ensino desenvolvida pelo próprio autor, que aborda temas como a reciclagem e a preservação ambiental e apresenta músicas originais, que já vêm sendo cantadas nas rodas de capoeira pelo mundo. Para o público adulto se torna uma cartilha, que  possibilita a utilização da técnica por outros professores.

O Mestre conta um pouco dessa aplicação nas aulas, " A relação das crianças com o mundo animal é muito contagiante, próximo ao mundo da fantasia. Através dessa proximidade, utilizamos os movimentos dos animais como inspiração aos golpes de capoeira (origem da maior parte das lutas) e como exercício do imaginário.Tudo isso dentro de uma história cujo enredo é um passeio à Floresta Encantada da Capoeira.", explica.

Mestre Alexandre Batata aperfeiçoou a metodologia em Portugal, onde vive há mais de 12 anos, mas tudo começou em 1980 quando ele começou a dar aulas em colégios de Niterói/RJ. 
No vídeo a seguir vocês podem acompanhar alguns trechos dessa metodologia. 







O Livro


Quatro amigos encontram um pergaminho contando a lenda do Berimbau Encantado. Ao tentar entrar na Floresta Encantada da Capoeira encontram o Mestre Feiticeiro. Ele explica que as crianças não poderão entrar na floresta, pois os animais proibiram a entrada de seres humanos, para que não destruíssem mais a mata. Então, para que eles pudessem entrar na floresta são transformados em bichos. Porém, não conseguem enganar os seres mutantes que ainda viviam lá. Eram outros feiticeiros, o Zé Bambocaco, o Homem Gelo, o Homem Vassoura e a alegre Mulher Barbada. Muitas aventuras acontecem nesse reino até que eles cheguem nas Muralhas do Macaco Rei, onde se encontra o Berimbau encantado.


Lançamento ainda não tem data prevista

Apesar de não ter data para chegar ao mercado, o livro já vem causando grande expectativa e promete ser um sucesso entre o público. Assim que a data de lançamento for confirmada e a capa divulgada, faremos uma matéria especial aqui para contar tudinho e disponibilizar os canais para a compra.
Por enquanto, quem quiser entrar em contato com o Mestre para reservar seu exemplar, contratar para shows, workshops e eventos, pode fazer isso pelo  facebook, ou pode deixar mensagem aqui no Blog que a gente passa o recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar