terça-feira, 24 de setembro de 2013

Onde está a Capoeira? - Texto Opinativo


Há muito tempo venho pensando sobre isso, em que posição as pessoas colocam a Capoeira em suas prioridades? Penso também sobre o papel do Grupo, Associação, ONG e etc. E ainda, onde está o Mestre de Capoeira nisso tudo?
Vejo muitos capoeiristas "pulando moita", como diz a música do Mestre Barrão, as vezes procurando um lugar para se encaixar, mas muitas outras vezes, atrás de um lugar onde ele vai pegar corda mais rápido, ou ser mais valorizado, ou ter mais estrutura, enfim, são muitas as possibilidades.
E por isso tudo, eu te pergunto: O que é mais importante pra você, a Capoeira, seu Mestre, ou o grupo que você faz parte? Em uma hierarquia entre esses três elementos, onde você coloca a Capoeira?
Eu vejo nesses meus 15 anos de convivência com alunos e Mestres, em três grupos diferentes pelos quais passei, pelos professores que eu tive nesse período, enfim, a minha prioridade sempre foi a Capoeira. Se o professor parava de dar aula, ou ia embora para outro país, eu procurava outro para continuar o meu aprendizado. Mas não era uma questão de escolha, era da falta dela, porque das vezes que eu pude seguir meu Mestre ou Professor, fui com ele para outras escolas e por isso hoje estou no terceiro grupo desses 15 anos de estrada. Minha opção nunca foi pelo grupo, embora tenha vibrado e defendido bandeiras nas ocasiões que cabiam.
Grupo de Capoeira nunca foi minha prioridade, tenho excelentes lembranças, vivências maravilhosas, mas nada faria sentido se o objetivo não fosse a Capoeira.
Por outro lado, pense que podemos aprender muito ouvindo outros mestres, participando de eventos, cursos e palestras em outras escolas. Eu tenho meu Mestre, a quem tenho respeito máximo, mais tenho outros mestres de coração, a quem respeito e escuto, tiro dúvidas e procuro sempre aprender. Tem aqueles grupos que tenho carinho e me sinto em casa quando estou lá.
O Mestre que isola seu aluno é porque tem medo que ao descobrir o mundo, ele não volte para casa. 
Capoeira é a cima de tudo união, se entrar numa de separar, se isolar, eu não acredito que vá dar muito certo.
Por isso, repense: Qual o lugar da Capoeira nas suas prioridades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar