quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entrevista

MESTRE COBRA CORAL

Capoeira Terranossa



Lúcio Gomes da Silva é conhecido como Mestre Cobra Coral. Idealizador da Rádio Iúna, a rádio online com conteúdo exclusivo que faz o maior sucesso entre os capoeiristas pelo mundo todo.  Fluminense, natural de Duque de Caxias/RJ, atualmente vive em São Paulo. Começou na Capoeira em 1982, seu primeiro mestre foi Mestre Magia Negra, em São João de Meriti/RJ e é sobre sua trajetória na Capoeira e suas realizações que nós conversamos. Simplesmente imperdível!

*A entrevista a seguir foi realizada em Dezembro de 2012 e é inédita e exclusiva do Blog Capoeira de Toda Maneira.

(Maíra Gomes) – O começo na Capoeira foi difícil?

(Mestre Cobra Coral) - Era difícil, pois meu pai era testemunha de Jeová, evangélico, conservador e eu ia treinar capoeira escondido. Apanhava na roda e apanhava quando chegava em casa, pois segundo meu pai, capoeira era coisa de vagabundo marginal e coisa de macumbeiro.

(Maíra Gomes) – Como foi sua chegada a São Paulo?

(Mestre Cobra Coral) – Após a separação dos meus pais, minha mãe se mudou para o Estado de São Paulo e fui morar na zona norte da capital paulista, mais precisamente no Bairro do Limão. Lá conheci o senhor Rogério Rodolfo Rodrigues (Mestre Pelegão).


(Maíra Gomes) – Quem o apelidou de Cobra Coral?

(Mestre Cobra Coral) - Recebi o Apelido de Cobra Coral aos 13 anos de idade. Quando tinha entre 9 e 11 anos o Mestre Pelegão me chamava de bambu, pois eu era muito magrinho. Aí dos 13 anos em diante ele começou a me chamar de Cobra Coral, ele dizia que os outros meninos me arrebentavam na pancada e eu não reagia de imediato, com isso ele passou a dizer que eu agia como uma cobra, pois a cobra nunca avisa quando vai dar o bote, é sempre o inesperado. Aí como já tinha muita Cobra na Capoeira ele passou a me chamar de Cobra Coral para ser uma cobra diferente das que já tinha. Isso há 28 anos atrás.

(Maíra Gomes) – Como foi sua caminhada de Capoeira a partir daí?

(Mestre Cobra Coral) - Com Mestre Pelegão treinei até me formar. Participei de muitos eventos, campeonatos. Mais de 20 anos levando a bandeira do Grupo Cobra Criada. Em 1999 retornei ao Estado do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu comecei a difundir o trabalho do Grupo Cobra Criada sozinho. Já em 2002 conheci o Mestre Niterói e ele me passou o contato do Mestre Cid. A partir desse momento minha vida, minha capoeira, enfim, tudo mudou. Retirei minha graduação de mestre e passeia usar a graduação de estagiário. Por alguns anos fiquei ao lado de Mestre Cid. Depois o destino e coisas da vida nos separaram e eu retornei a São Paulo, onde retomei os trabalhos do Grupo Cobra Criada, na esperança de resgatar o Mestre Pelegão, e criar uma nova escola de capoeira, mais fundamentada, buscando o estudo e a prática mais apurada da capoeira. Mas não consegui reacender a alegria da capoeira que Mestre Pelegão tinha. Até que em 2007 retomei meu contato com mestre Cid.

(Maíra Gomes) – E assim retomou a parceria?

(Mestre Cobra Coral) - Ele estava com um trabalho novo, a Associação de Capoeira Terranossa. Eu me filiei a esta nova escola. Somos uma grande família, presentes em mais de dez países pelo mundo afora, buscando sempre a qualidade do ensino, o profissionalismo sério e a qualidade técnica da capoeira. Em 2012 fui reconhecido como mestre corda vermelha na Associação de Capoeira Terranossa. Hoje sou o Coordenador da Capoeira Terranossa  em São Paulo. E com trabalhos na cidade de Barueri onde também esta localizada minha residência fixa e na cidade de Osasco.

(Maíra Gomes) E como é sua relação com o Mestre Cid?

(Mestre Cobra Coral) - Eu amo meu mestre como um pai. Me colocou no caminho certo, me provou que é possível vencer com a capoeira desde que você acredite em você em primeiro lugar. Tenha responsabilidade, comprometimento e que gaste seu tempo sempre fazendo coisas produtivas e bem longe de coisas negativas.

(Maíra Gomes) – O senhor tem muitas músicas de Capoeira, quantas são mais ou menos?

(Mestre Cobra Coral) - Sou compositor de mais de 143 músicas, algumas já bem conhecidas, outras que já tocam na rádio, outras já gravadas em CD por outros capoeiristas e grupos.

(Maíra Gomes) – E a Rádio Iúna, como surgiu a ideia de fundá-la?

(Mestre Cobra Coral)- No dia 21 de outubro de 2011 tirei do papel um projeto meu antigo, a criação da primeira rádio mundial da capoeira a (rádio Iúna). Transmitida via internet para todos os países do mundo, autorizada e legalizada pela ANATEL, a Rádio Iúna vem crescendo cada dia mais, com mais de 76 mil ouvintes por mês. Nosso  estúdio é próprio e fica localizado na cidade de Barueri/ SP.

(Maíra Gomes) - Como foi o Festival da Música realizado pela rádio esse ano?

(Mestre Cobra Coral) - A rádio amiga do capoeira já realizou inúmeras promoções e premiações, a mais recente foi o Festival da Música, realizado na cidade de Osasco/ SP, onde pagamos o valor de R$ 1.000,00 mil reais ao campeão. E muito mais coisa vem por aí e já tem projeto de virar FM em todo o estado de São Paulo, depois todo o território nacional.

(Maíra Gomes) - O que o senhor espera que a Capoeira possa alcançar daqui pra frente?

(Mestre Cobra Coral) - Em minhas ambições pessoais o que mais desejo é ver a Capoeira como genuíno esporte nacional.  Reconhecido por lei, pela pátria amada e como matéria obrigatória em toda rede pública. Quero ver mais fotos de capoeiristas nos ginásios, do que de judocas e caratecas que não são do meu país, nem de minha cultura.

Contatos:
NEXTEL - 114 * 34254
CEL - VIVO - 11 - 96196 - 4482
E-MAIL - mestrecobracoral@hormail.com
SITE - www.radioiuna.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar