segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Você sabe o que tá cantando?

Hoje nós temos uma música que é do Gonzaguinha, tem uma versão do Mestre Barrão e outra do Mestre Acordeon.
Diferente do que fazemos sempre, eu não vou colocar o significado das palavras. A ideia dessa vez é comparar as diferentes versões.

Galope



O galope só e bom quando é a beira mar
O galope só é bom quando se pode amar
Esse mote só é bom bem livre de cantar
Falar em morte só e bom quando é pra banda de lá

Refrão:
É sacode a poeira
Imbalança, imbalança, imbalança, imbalança

Casa de ferreiro, espeto de pau
Quem não engole espinha nunca vai se dar mal
Quem não dança minha dança é melhor nem chegar
Se puxou do punhal tem que sangrar
Tem que sangrar tem que sangrar

Refrão

Me dê um cadinho de cachaça...
Me aqueça, me aperte, me abraça...
Depressa, correndo, vem ligeiro
Me dê teu perfume, dê um cheiro
Encoste em meu peito o coração
Vamos mostrar pr´esses cabras como se dança um baião
E quem quiser aprender é melhor prestar atenção

Refrão

Deixa essa criança chorar, deixa essas criança chorar
Não adianta cara feia, nem adianta se zangar
Que ela só vai para quando essa fome passar
... e doutor,uma esmola a um pobre que é são
Ou lhe mata a vergonha, ou vicia o cidadão

Refrão
---------------------------------------------------------------------------------
Sacode a poeira 
(Mestre Barrão)



Sou brasileiro, 
vim das bandas la do Norte,
vim tentar a minha sorte para a vida melhorar,
Eu sou guerreiro e nãoo tenho medo da morte
 capoeira pede sorte eu vim aqui para lutar.

Coro:
E sacode a poeira, e balança, e balança, e balança, e balança. (X2)

Casa de ferreiro, espeto de pau,
Pois não brinca comigo você vai se dar mal,
Dou cabeçada, meia lua, rasteira, e se entrar eu dou de berimbau,

Capoeira que é bom não vai embora,
 capoeira que é bom não foge do pau
Oi levanta a poeira aia

Coro

Sou brasileiro, vim das bandas la do Norte,
 vim tentar a minha sorte para a vida melhorar,
Eu sou guerreiro e não tenho medo da morte 
capoeira pede sorte eu vim aqui para lutar.

Coro

-----------------------------------------------------------------------------


E sacode a poeira
(Mestre Acordeon)


Coro
Eh sacode a poeira, e balança, e balança, e balança 
Eh sacode a poeira, e balança, e balança, e balança 

Meu berimbau é feito de beriba, 
uma cabeça bem maneira, 
Mestre Bimba que me deu. 
Entra na roda, 
abre o peito e sai falando toca Iúna e banguela 
mostra o som que Deus lhe deu. 

Coro

-----------------------------------------------------------------------------------------
Eu conheço uma outra versão, que foi a primeira que eu ouvi e aliás, era a que eu cantava até hoje. Não sei quem é o autor e também não achei áudio, mas vou deixar a letra pra vocês. 
Se souberem quem é o autor, ou conhecendo outras versões, entrem em contato aqui nos comentários.
Lembrando que na Capoeira é muito comum as músicas se distorcerem de roda em roda, cada um entende de um jeito e repete da maneira que acha que é, então eu não estou livre de ter errado a letra e nem dessa versão ser uma distorção da música de alguém. 


Sacode a poeira
(autor desconhecido)

Casa de ferreiro espeto de pau,
Não se meta comigo ou vai se dar mal,
Eu dou armada, dou rasteira,
eu dou rabo de arraia,
e se ficar de pé, 
eu dou com o berimbau.
Capoeira que é bom não foge da luta,
Capoeira que é bom não foge do pau,
Camarada, eh, oh

Coro
Eh sacode a poeira, e balança e balança e balança


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar