segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entrevista


MESTRE MINTIRINHA
Grupo Terra 


Um grande tocador de Berimbau, exímio tocador de atabaque e uma voz inconfundível, esse é Mestre Mintirinha.
Luiz Américo da Silva, nasceu em 28 de Agosto de 1950 e é aluno do grande Mestre Paraná. 
Irmão do Mestre Paulão, marido da Mestra Cleide e pai do Mestre Américo, uma família onde a capoeira corre nas veias sem dúvida nenhuma.
O Carioca, hoje com 61 anos, foi o primeiro Campeão brasileiro de Capoeira e possui, além de outros títulos, a medalhaTiradentes, que premia pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. 
Ajudou a fundar um dos maiores Grupos de Capoeira no mundo, o Grupo Muzenza e além dele Grupos como Capoarte de Obaluaê, Cruzeiro do Sul e a sua casa hoje, o Grupo Terra.

*A entrevista a seguir foi realizada em Abril de 2012 e é inédita e exclusiva do Blog Capoeira de Toda Maneira.

(Maíra Gomes) - Como o senhor começou na Capoeira?

(Mestre Mintirinha) - Comecei a capoeira em 1956, por tanto com 6 anos de idade. Ouvi pela primeira vez um toque que me chamou a atenção, em um fundo de quintal próximo a minha casa e corri para ver. Foi amor à primeira vista. Como meu pai já conhecia o Mestre Paraná logo estava treinando.

(Maíra Gomes) - Como era sua relação com o seu mestre, Mestre Paraná?

(Mestre Mintirinha) -Minha relação com meu mestre era de pai para filho. Ele sempre tratou a todos os alunos com muito carinho,mas era durão,exigia muito de nós para que fossemos bons.

(Maíra Gomes) - Ele foi o único Mestre que o senhor teve?

(Mestre Mintirinha) - Ele foi meu único mestre e sempre será.

(Maíra Gomes) - Como surgiu o seu apelido?

(Mestre Mintirinha) -Meu apelido aconteceu devido a uma historinha de criança, que inventei. Mas meu mestre achou engraçada e me disse: "Conta outra mintirinha..."e ficou.

(Maíra Gomes) - Como foi sua caminhada até fundar o Grupo Terra?

(Mestre Mintirinha) -Eu fui responsável pelo nascimento de alguns grupos, como Capoarte de Obaluaê,meu primeiro grupo; Depois Muzenza, que deixei com meu irmão Paulão e que hoje está com o Burgues; Cruzeiro do Sul, que era de Mestre Corvo, meu aluno, hoje está com Montana e outros. Mas em 1993, conheci minha atual esposa que fazia capoeira em outro grupo. Para não perdê-la resolvemos fundar nosso próprio grupo. E assim nasceu o Terra.

(Maíra Gomes) - O senhor trabalha só com Capoeira? Já teve outras profissões?

(Mestre Mintirinha) -Atualmente só trabalho no terra. Sou aposentado e advogado, mas já trabalhei em outras funções.

(Maíra Gomes) - Como é ter no currículo o título de primeiro campeão brasileiro de Capoeira? 

(Mestre Mintirinha) -Ter sido o primeiro Campeão brasileiro de Capoeira, foi uma honra, um título que jamais vão me tirar.

(Maíra Gomes) - Que outros títulos o senhor possui?

(Mestre Mintirinha) - Eu precisarei pesquisar em meus arquivos pessoais quais outros títulos já conquistei. Sei que o último foi a medalha Tiradentes.

(Maíra Gomes) - Além de excelente tocador de berimbau e atabaque, o senhor compõe. De onde vem a sua inspiração para compor suas músicas?

(Mestre Mintirinha) - Minha inspiração para compor vem do cotidiano. De uma saudade, de uma história, enfim, vem sem esperar.

(Maíra Gomes) - O senhor é casado? Tem filhos?Eles praticam Capoeira?

(Mestre Mintirinha) - Sou casado a 19 anos com a Mestre Cleide. Com ela não tenho filhos, mas tenho 4 de outros casamentos. Todos já praticaram capoeira, mas só um está seguindo meus passos hoje, é Mestre Américo.

(Maíra Gomes) - Na sua opinião, o que faz um Mestre de Capoeira?

(Mestre Mintirinha) - Um mestre de capoeira tem que ser completo. Saber tocar, cantar, jogar e a cima de tudo, saber ensinar com maestria a arte da Capoeira.

(Maíra Gomes) - Qual o seu maior orgulho?

(Mestre Mintirinha) - Meu maior orgulho é ver meu grupo crescer, formar mestres e continuar expandindo nossa arte, a Capoeira.

(Maíra Gomes) - E o que te frustra em relação a Capoeira?

(Mestre Mintirinha) -O que me deixa triste é ainda não ter presenciado a união dos capoeiras. Ainda existe muita rivalidade entre os grupo, não conseguimos ainda reunir nossas forças para tornar a Capoeira invencível.

(Maíra Gomes) - Pra terminar, quem são seus ídolos na Capoeira?

(Mestre Mintirinha) -Meu ídolo sempre será meu Mestre Paraná, o homem que me ensinou a amar este esporte e que continuo amando. Existem outros que admiro, mas prefiro não citar nomes para não arrumar briga,rs.

Contato:

https://www.facebook.com/luizamerico.dasilva.5?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar