segunda-feira, 30 de julho de 2012

Você sabe o que tá cantando?

A postagem de hoje é um pouco diferente das que tenho feito nessa seção.
Fui motivada por um comentário anônimo que o Blog recebeu. Um dos nossos leitores comentou que a Expressão "Iê", muito utilizada pelos Mestres e nas nossas músicas, seria o nome de um demônio. Inquieta como toda Jornalista e curiosa como todo Capoeirista deveria ser, eu fui pesquisar.
Mas para explicar pra vocês o resultado dessa minha pesquisa, escolhi uma música, dessa vez uma ladainha.


Toda Bahia Chorou
(Boa Voz)


Toda Bahia chorou
Toda Bahia chorou
No dia em que a capoeira de angola
Perdeu seu protetor
Mestre Pastinha foi embora(1)
Oxalá(2) quem o leveou
Lá pras terras de aruanda(3)
Mas ninguém se conformou
Chorou general, menino
Chorou mocinha, doutor
Preta velha, feiticeira
Ogãs(4) e Babalaôs(5)
Berimbau tocou Iúna
Um toque triste de morte
E a capoeira foi jogada
Ao som da triste canção
Na volta de um mandingueiro
Do fundo do coração
E não houve na Bahia
Quem não cantasse esse refrão

(6), vai lá menino
Mostra o que o mestre ensinou
Mostra que arrancaram a planta
Mas a semente brotou
E se for bem cultivada
Dará bom fruto e bela flor


(1)Mestre Pastinha foi embora - Mestre Pastinha faleceu em 13 de Novembro de 1981. Aqui você lê mais sobre a biografia do Mestre;


(2) Oxalá - Deus da criação, É o orixá que criou os homens, obstinado e independente; 


(3)Aruanda - Plano espiritual, segundo o Candomblé e a Quimbanda; Dimensão espiritual de transição, segundo a Umbanda;


(4)Ogãs - Do Yorubá, senhor da minha casa, desempenha diversas funções em um terreiro;


(5)Babalaôs - Babalaow, senhor do mistério. Sacerdote que faz adivinhações;
(7)Iê - Mantra de limpeza e desbloqueio


Fontes:
http://umbandaemdebate.blogspot.com.br/2009/03/ogas.html
http://www.tucal.com.br/2012/01/o-mantra-ie.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar