segunda-feira, 16 de maio de 2011

Homenagem ao Mestre Peixinho - *1947 +16 de Maio de 2011



Infelizmente temos noticiado muitas despedidas aqui no Blog, mas como estamos no mundo somente de passagem é realmente inevitável que esse tipo de notícia chegue para nós.
Quem nos deixou está madrugada foi o grande Mestre Peixinho do Grupo Senzala.
O mestre vinha lutando já há algum tempo contra um câncer que o enfraquecia e debilitava. Ontem o mestre foi sedado e alguns veículos já noticiavam sua morte. Apesar da confusão, Mestre Peixinho só passou a integrar as rodas do céu nesta madrugada.
Mestre Peixinho fez um trabalho muito importante para a capoeira, no Brasil e no mundo.Trabalho que com certeza será mantido por seus discípulos.
Mestre Toni Vargas em um de seus cds conta um pouco de sua adoração pelo mestre que o acolheu:
"Cheguei na Senzala em 1977. Senti que tinha encontrado um lugar para continuar o meu aprendizado. O Mestre Peixinho esteve comigo e está lado a lado, é como diz a cantiga, a ele devo dinheiro, saúde  e obrigação. Iê viva o meu mestre"

E segue cantando a  letra de sua autoria:

 Quando quer fica menor

Meu mestre é pequenininho
Quando quer fica menor
Pode ser seixo miúdo
Ou ter o brilho do sol
Que te cega
Tu procura, procura não acha
Se "tu vem" por baixo ele voa
Se "tu vem" voando ele abaixa
Meu mestre é pequenininho
Cuidado tu pode nem vê
Que quando ele abre a ginga
Derrama na roda mandinga
E fica maior que você camará
Ié o mestre é bom

Estamos de luto em solidariedade aos irmãos da Senzala. Com certeza a capoeira perde um grande Mestre e um ícone da história da capoeira. Assistam homenagens ao Mestre Peixinho nos nossos vídeos.

10 comentários:

  1. A capoeira perde uma peça muito importante, Mestre Peixinho. Peixinho se tornou uma referencia muito importante no mundo da capoeira. Vá em paz Peixinho que Deus possa está sempre junto de vc, e olhando pelos seus seguidores que aqui ficaram para dar continuidade nos seus trabalhos. Em nome do grupo de Capoeira Guardiões do Quilombo que foi coordenado pelo saudoso Mestre Carlão de Barra Mansa, fica aqui os meus sentimentos por essa inestimavel baixa na Capoeira. Saudades Mestre Peixinho.

    Rsenil ( NINIL )

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PASSO DEIXANDO MEUS SINCEROS PESARES POR UMA GRANDE PERDA DE UM GRANDE MESTRE QUE FEZ E SEMPRE FARÁ HISTÓRIA COM SEU NOME E QUE HOJE LÁ NO CÉU VAI CHEGAR E ENCONTRAR COM OUTROS GRANDES MESTRES BIMBA E PASTINHA E CONCERTESA OLHAR POR NOIS CAPOEIRISTAS SOU DO GRUPO ARTE EM MOVIMENTO CAPOEIRA DE PALMÁCIA-CE TABÉM ESTAMOS NESSA CORRENTE DE LUTO.

    ResponderExcluir
  3. O CÉU ESTA EM FESTA,FOI PEIXINHO..E FICA A SAUDADE, SAUDADE DO MESTRE QUE COM SUTILEZA ENSINOU O TOQUE DO BERIMBAU, A CONSTRUIR O INSTRUMENTO COM RESPEITO E CARINHO.....SAUDADES MESTRE PEIXINHO.( MESTRE LEONARDO- ITAQUERA Z/L- SÃO PAULO)

    ResponderExcluir
  4. A capoeira perde um mestre (Mestre Peixinho) descanse em paz grande mestre queria muito te conhece, mas não foi possível, que DEUS te coloque em um lugar muito especial junto com os grandes MESTRES que já se foral

    ResponderExcluir
  5. Meus Camarás!!
    Estamos entrando em uma nova década, perdemos mais um ícone da capoeira de sua geração, ainda temos nossos mestres, mas agora pergunto, até quando? Na verdade não sabemos, portanto, valorizem seus mestres e procurem lhe dar alegrias e homenagens enquanto em vida!!
    Adeus a Mestre Peixinho, o Amapá também sente essa perda da capoeira. (Passarinho - Raízes do Brasil, filial Amapá)

    ResponderExcluir
  6. Realmente nossa Arte está de LUTO tem perdido...
    Grande influências positivas o que é uma pena!
    Descanse em Paz Grande Mestre Peixinho...
    Toda ACCC deixa aqui sua solidariedade a toda familia do querido Mestre e a todos seus Alunos no Mundo inteiro.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  7. BAHIA GINGA SENTE MUITO ESSA VIDA QUE FOI CEIFADA E HJ CAI NO MUNDO ETERNO CHAMADO MESTRE PEIXINHO QUE DEUS AGORA O QUARDE E CONSOLE TODOS DO GRUPO SENZALA.ETERNO AXÉ

    ResponderExcluir
  8. mestre dos mestres agora esta perto de bimba epastinha

    ResponderExcluir
  9. O céu esta em festa na eterna ginga

    ResponderExcluir
  10. mestres Valdemar ,bimba ,peixinho ,canjiguinha,caiçara ,pastinha ,estarão sempre nas memorias capoeiristas

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar