sexta-feira, 6 de maio de 2011

Benguela ou Banguela - Que nome deu Mestre Bimba?


 Gravura de Carybé/ Imagem do Google


Rio de Janeiro, Brasil

Há muito tempo eu escuto essa discussão. Ontem, ao ouvir uma música do Mestre Toni Vargas, "É Banguela ou Benguela?" me lembrei desse tema e resolvi expor aqui meu ponto de vista a respeito desse assunto, evidentemente com o intuito de saber também a opinião dos meus leitores.

Vou transcrever trechos da letra do Mestre Toni Vargas

É Banguela ou Benguela?

"É Banguela ou Benguela?
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela ou Benguela?
coro: Pergunte a seu Bimba
Não pergunta pra mim
coro: Pergunte a seu Bimba
Não pergunta pra ela
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela ou Benguela?
coro: Pergunte a seu Bimba
Mas eu vi na revista
coro: Pergunte a seu Bimba
Por favor não insista
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela
coro: Pergunte a seu Bimba
é da Regional
coro: Pergunte a seu Bimba
Foi ele quem criou
coro: Pergunte a seu Bimba
O mestre confirmou
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela ou Benguela hein Mestre?
coro: Pergunte a seu Bimba
Hein Mestre é Banguela ou Benguela, Banguela ou Benguela?
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela
coro: Pergunte a seu Bimba
É da Regional
coro: Pergunte a seu Bimba
Mas se meu mestre falou...
coro: Pergunte a seu Bimba
Vêm cá, mas ele é Mestre Bimba?
coro: Pergunte a seu Bimba
Não é não, não senhor.
coro: Pergunte a seu Bimba
É Banguela(...)"

Segundo o próprio Mestre Toni Vargas,  as quadras e corridos compostos por ele exigiram "um mergulho na sonoridade e no Axé de seu Bimba", contou. 

O lançamento do CD, em 2009, teve a presença de Mestre Nenel, filho do Mestre Bimba, que ministrou uma oficina sobre Capoeira Regional.

Acostumado a compor letras grandes, Mestre Toni Vargas disse ter sentido dificuldade em se expressar nesse modelo de música. Mas o resultado é indiscutivelmente bom, assim como os trabalhos anteriores dele. 

A julgar pela maneira como o mestre vem compondo, baseada em pesquisas e fatos relacionados a história da Capoeira e da escravidão no Brasil, julguei interessante colocar em pauta a discussão central da música: É Banguela ou Benguela?

Bom, pesquisando sobre a origem da palavra Banguela, encontrei a seguinte explicação:

"A palavra banguela vem de banguê. Os negros benguelas tinham a tradição de arrancar os dentes da frente ainda crianças."

E ainda:


"Sem dentes, por associação ao termo africano 'Bengela' que significa 'onde o céu se encontra com a terra' por alusão à boca sem os dentes, onde tudo está unido sem nada no meio para separar e distinguir. 

Da mesma forma diz-se da descida do veículo sem estar engatado em alguma marcha ou solto do motor, como que se a engrenagem estivesse "sem dentes" ou banguela."

Muitos termos do nosso dia a dia nasceram de um jeito e se propagaram de outro, um exemplo é a expressão "cuspido e escarrado" que na sua origem é "esculpido em carrara".

Em posse dessas informações, a conclusão que eu chego é que Mestre Bimba batizou de Banguela, mas queria dizer Benguela, já que ele não era letrado. No entanto, quando um pai registra seu filho, o nome é aquele e pronto, errado ou não.

Atualização:

Então não existe Benguela?

Sim, existe. A Benguela foi criada pelo Mestre Camisa, em homenagem a Banguela de Mestre Bimba

Segue trecho de entrevista concedida a mim, em 2011, para a Revista Praticando Capoeira:

"Antes de perguntar se é Benguela ou Banguela, pergunta se há 20 anos atrás ouvia falar desse jogo ou do nome? Não se ouvia. É uma coisa que estavaadormecida. Eu venho da história da Banguela, eu fui aluno do Mestre Bimba, esse jogo praticamente sumiu. Não se ouvia o toque em roda nenhuma mais. O nome, a mudança, é o que menos interessa, é o resgate de um toque, de um jogo.

Em uma viagem para a África, fazendo algumas demonstrações, eu falava de cada toque e tocava. Eu tocando a Banguela, um senhor de Benguela me disse, ‘esse toque parece a Banda de Balafon (instrumento musical africano, semelhante a um xilofone, feito com cabaças), tocando o Hino de Benguela, o toque é muito parecido’. Aí eu fiz a junção, será que Banguela e Benguela, não é uma forma de falar? Porque o toque é parecido, então, eu passei a chamar Benguela, já que tem Angola que é um país, Benguela é uma província, um porto de onde embarcaram mais escravos para o Brasil.

Eu passei a chamar assim, para resgatar esse jogo, que é um jogo que praticamente sumiu no meio da Capoeira Regional e foi resgatada de uma forma completamente diferente, que mantém as características de um jogo embaixo e com uma linguagem diferente, a movimentação mudou, o andamento do toque também tem algumas diferenças e passei a chamar Benguela ."

E você, já sabia que Banguela e Benguela são coisas diferentes? Na sua academia/ grupo, vocês jogam Banguela ou Benguela?


Fontes:



7 comentários:

  1. Acho que este é um bom artigo, especialmente para os iniciantes na Capoeira. Ajuda a entender como jogar o jogo de Benguela / Banguela

    ResponderExcluir
  2. Banguela na região nordeste se refere também a um falta de aceleração quando alguem esta em velocidade num bicicleta (ou qualquer veiculo) e para de pedalar. Essa velocidade que sobrou se chama-se Banguela, o que se encaixa perfeitamente na função do toque, que serve para desacelerar, ou seja esfriar ou acalmar o jogo.

    ResponderExcluir
  3. Benguela ou Banguela na capoeira, pelo que sei, se refere quando o jogo esquenta, ou quando inicia um briga pessoal no meio da roda de capoeira. Dizem, que é para acalmar os ânimos dos jogadores, porém, pode servir de provocação para os que sabem da rivalidade dos mesmos, assim provocando-os a brigar, em forma de brincadeira.

    ResponderExcluir
  4. Este toque pode ser usado no início de uma roda de capoeira regional, ou durante o jogo para acalmar os ânimos dos jogadores quando o jogo esquenta.O toque comanda um jogo cadenciado, onde os movimentos são quebrados e fluidamente transformados em outros. O jogo é conduzido mais no chão do que gingando e exige do capoeirista mais inteligência e malícia do que o jogo tradicional.O toque de banguela foi criado por Mestre Bimba, era muito utilizado no jogo de principiantes para incentivá-los a soltar o corpo e incorporar a malícia da capoeira. Era utilizado também em treinamento com faca. Era um jogo sem canto e fortemente cadenciado ao comando do berimbau. Existe uma divergência em relação ao nome do toque.
    O nome Benguela ta errado, Muitos capoeiristas chamam o toque de banguela, em uma alusão à cidade angolana Benguela, Outro nome utilizado para este tipo de toque é angola dobrada, esse nome é mais utilizado na capoeira angola.
    O toque de Angola dobrada não é o mesmo toque de BANGUELA criado por Mestre Bimba, um é bem diferente do outro, o toque denominado atualmente por Benguela é o toque de Angola dobrada, e o jogo usado por alguns capoeiristas contemporâneos como Benguela, na realidade é um jogo de Angola sem o uso das chamadas.
    um grande grupo modelo cidadania interior (sp) pres. prudente prof visconde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angola dobrada nada tem haver com o som do toque de banguela.

      Excluir
  5. capoeira melhor esporte cultural do mundo

    ResponderExcluir
  6. Acredito que nos capoeiristas somos incapases de julgar o que foi dito na epoca do mestre bimba... se ele batizou balnguela, estar batizado.
    Se vem outro mestre e inventa um toque que nao tem nada haver com o mestre bimba ensinava em sua academia e Batiza de Benguela, estar batizado outro toque. Agora querer arrumar desculpa de Um pra assumir o lugar de outro nao tem sentido
    a BANGUELA do Mestre bimba Nao se cantava tal como na iuna e a BENGUELA que foi criacao do mestre Camisa se canta.
    Questao so de estudar e ter um bom senso que voce descobre o correto.
    bom dia a todos

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar